Cárcere

Cadeados, portas fechadas, a noite está encaixotada na minha janela. Vejo como o universo cabe todo num quadrado mal feito de cimento e angústia. As estrelas parecem se apertar para caber ali.

O sinal toca. Desperta. É hora de levantar.

O sol apagou as luzes teimosas que ainda insistem em aparecer.

Sentada a maior parte do meu tempo, pareço assistir a um longo e entediante filme na tv.

Tempo! Meu tempo! Muita pretensão minha colocar posse onde não devo. Ali, fincado na parede, os ponteiros me avisam a hora de dormir, levantar, comer, tomar banho, trabalhar, voltar, deitar. O tempo desenha no meu rosto para que possa me lembrar sempre quem manda. É ele.

As pessoas passam por mim com olhos de pintura. Feito quadros, refletindo uma realidade de ninguém. Inventaram uma liberdade apressada. Mentira! Somos colegas do mesmo cárcere.

Liberdade é mentira inventada na televisão. Vivemos no piloto automático.

Perguntamos se está tudo bem com preguiça de ouvir uma resposta verdadeira. Tudo joia, e você? Também estou bem, está sumida. Ah, vamos marcar!  Seu café é com açúcar? Não, obrigada. Volte sempre. Com gelo e limão, por favor.

Corremos apressados para o fim e semana que nunca chega. Nem o meu, nem o de ninguém.

Meu algoz grita em silêncio na parede. São sete da manhã.

Visto uma roupa amarrotada. Faz calor lá fora. A brisa foi embora. Fugiu. Mesmo assim, aperto meus pés num sapato fechado. Eles não entendem porque precisam ficar presos ali. Nem eu. Atravesso a sala em jejum. Abro a porta. Desço até o portão. Tiro o cadeado, entro no carro, saio, fecho o portão, ligo o rádio, mas não escuto ninguém, sigo até o trabalho.

O sol se aperta para caber na minha janela do escritório. Lá fora, a brisa brinca sozinha.

O sinal toca. É hora de almoçar.

Deixe um comentário

